senhor dos anéis

"Três Anéis para os Reis Elfos sob este céu;
Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores,
Nove para Homens Mortais, fadados ao eterno sono,
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam
Um Anel para todos governar. Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam."

Menu

sexta-feira, 13 de março de 2015

Resenha do livro Para Sempre Alice






Livro: Para sempre Alice

Autor (a): Lisa Genova

Editora: Nova Fronteira

N° de páginas: 283



Olá pessoal, hoje vim aqui para resenhar um livro que me conquistou por completo, e que desde já recomendo a todos, trata-se do livro, PARA SEMPRE ALICE.

Começo com um trecho do livro que me chamou a atenção: " Até as pessoas bem intencionadas e cultas tendiam a manter uma distância temerosa dos doentes mentais. Ela não queria transformar-se numa pessoa evitada e temida pelas outras."

Alice protagonista do livro, no qual sofre de Alzheimer de instalação precoce. Aos cinquenta anos Alice descobre que tem essa doença, e aí começa o seu calvário. Adorei ter lido esse livro, pois além de ter uma carga emocional muito grande, ele conseguiu me transportar para o lugar de Alice me fazendo não somente ver, mas principalmente enxergar seu sofrimento, assim como, o sofrimento dos doentes de Alzheimer.

Alice sempre foi muito independente, e de repente se depara com essa nova realidade de vida (de sua vida), e precisa da ajuda de todos familiares, mas ainda tem um porém, nem todos os familiares conseguem ajudar Alice, não por maldade, mas por dificuldade em encarar essa dura realidade da protagonista. Então, eis que o mundo quase perfeito de Alice começa a desmoronar, assim como suas lembranças. De início, é quase imperceptível, mas a doença não respeita tempo, nem mesmo as pessoas. Assim aos poucos, vemos todas as mudanças que acontecem na vida de Alice e como ela vai perdendo suas lembranças. E ainda tem um fator muito importante, que já me referi nessa resenha, que é a maneira, a forma como as pessoas a tratam, muitos se sentem penalizados, outros já a tratam como demente, e o pior, sua família não se conforma com o fato de Alice ter essa doença degenerativa, que com o passar do tempo, só tende a piorar, e aí começam os conflitos familiares, pois não sabem de início qual a melhor forma de tratar Alice.

Algo importante que devo mencionar, é que esse livro nos faz enxergar o sofrimento dos doentes de Alzheimer. Posso falar que, ler esse livro, foi uma experiência muito rica e inesquecível, no qual me trouxe muitos ensinamentos; Não cheguei a chorar com o livro, mas o livro emociona, e eu senti aquela boa sensação de ter lido um livro que realmente valeu à pena e com certeza irei reler, pois é muito bom.

Termino essa resenha com uma fala de desabafo de Alice: " Por favor, não olhem para o nosso A escarlate e nos descartem. Olhem-nos nos olhos, falem diretamente nos rosto, falem diretamente conosco. Não entrem em pânico, nem encarem nossos erros como uma ofensa pessoal, por que nós erraremos. Vamos nos repetir, pôr coisas nos lugares errados e nos perder. Esqueceremos o seu nome e o que vocês disseram há dois minutos. E também tentaremos ao máximo compensar e superar nossas perdas cognitivas. Eu os incentivo a nos capacitarem, não a nos limitarem."

Adorei esse livro e recomendo a todos, é com certeza uma grande lição de vida. E agora é assistir ao filme para ver se foi fiel ao livro.

Abraços e até a próxima!!!




                                                             

14 comentários:

  1. Adoro este livro. Li ele a alguns meses e achei sensacional! <3
    Ah, já estou te seguindo!

    Beijos, Jac
    http://behind-thewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, realmente esse livro é d+!!!
      Obrigada pelo comentário e por estar me seguindo.

      Abraços e boas leituras

      Excluir
  2. Esse livro parece ser lindo, e pela sua resenha eu já estou querendo ler mais ainda.

    Vanessa | Blog Closet de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, obrigada pela visita e fico feliz por ter gostado da minha resenha, espero q volte ao meu cantinho mais vezes :)

      Abraços e boas leituras!

      Excluir
  3. Olá Amanda

    Excelente comentário, gostei muito.
    Quando ouvi falar no filme, fiquei com muita vontade de o ver, mas agora estou muito curiosa com o livro. Sem dúvida que é um temo muito emotivo e que nos leva a pensar em como lidar com estas situações.
    Eu tenho alguém na família, muito próximo que sofre deste problema e é sempre complicado ver a pessoas a afastar-se cada vez mais mentalmente de nós.
    estou convencida :)

    beijinhos e boas leituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi São, obrigada pela visita e comentário, gostei muito. Torço para q vc volte mais vezes ao meu cantinho!!!
      Abraços e boas leituras!!!

      Excluir
  4. Viva,

    Bem que belo comentário deve proporcionar uma leitura muito agradável sem duvida, fiquei com vontade de ler ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Fi,
      obrigada pela visita e comentário, gostei muito!

      Abraços e boas leituras!

      Excluir
  5. Oi Amanda, li esse livro recentemente no que era para ser nossa "leitura conjunta" kkk que não deu certo mais uma vez, mas enfim, sobre o livro eu concordo com você que foi uma experiência rica, pude ver pelos olhos da Alice, eu aprendi uma lição valiosa. Em alguns momentos os familiares pareciam um pouco insensíveis mas era uma situação delicada e ninguém está preparado para lidar com situações assim, é difícil mesmo. Diferente de você eu chorei lendo (você sabe que sou chorona rs) bem no finalzinho do livro eu fiquei assim, triste, não posso comentar muito por causa do spoiler mas sabe aquela cena em que o John chorou (que ele lê a notícia no jornal) então, eu chorei junto. Eu queria um final diferente, confesso, mas na vida é assim.

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um livro muito bom!
    Bjinhos Amanda

    ResponderExcluir
  7. Por onde andas Amanda?
    Divulguei o teu espaço, espero que gostes!

    http://lerviverler.blogspot.pt/2015/05/vida-noutro-blog-161.html

    Bjinhos Clarinda

    ResponderExcluir
  8. Ola!
    Tudo bem?
    Esse livro parece bem interesante. Vou ponher ese livro na minha lista de próximas leituras.
    Gostei muito da sua resenha.
    Beijinhos de Espanha e boas leituras! :)
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem e com vc?
      Obrigada pela visita e comentário, gostei muito, logo logo, irei te visitar!

      Abraços e boas leituras!!!



      Excluir
  9. Oi Amanda! Adorei a resenha. Li este livro recentemente e me emocionei bastante com a história. É um dos meus livros favoritos! Já assistiu ao filme? A Juliane Moore desempenhou o papel com maestria.
    Parabéns pelo blog!

    Beijos
    David - Só Mais Um Leitor


    [Resenha] Para Sempre Alice - Lisa Genova

    ResponderExcluir