senhor dos anéis

"Três Anéis para os Reis Elfos sob este céu;
Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores,
Nove para Homens Mortais, fadados ao eterno sono,
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam
Um Anel para todos governar. Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam."

Menu

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Fala sério, amor; Fala sério, professor!!! - Thalita Rebouças




"Diversão do começo ao fim para você cair de amores definitivamente pela Malu, a protagonista de Fala Sério, Mãe! e Fala Sério, Professor!"


Sempre tive curiosidade de saber sobre o que a Thalita Rebouças escreve. Fico encantada de ver que ela está sempre cercada por adolescentes eufóricas. E ela própria se parece com uma. Brincadeiras a parte, por estes dias, tive a oportunidade de ler dois de seus livros, da coleção “Fala sério”: “Fala sério, professor” e “Fala sério, amor”. Logo de cara, descobri o que agrada tanto à moçada. Os livros são compostos por crônicas que vão se complementando e contando alguns momentos da vida de Malu, a protagonista. Cada capítulo trata de uma determinada idade da vida dela, dos 3 aos 22 em um e dos 7 aos 21 em outro. As situações são engraçadíssimas, a narrativa é leve e descontraída. Os livros são infanto-juvenil, o que não impede que os adultos se divirtam também, pois as situações pelas quais ela passa não são novidade para nós. Todas nós já passamos por várias delas. O primeiro amor aos 7 anos, o primeiro beijo, as implicâncias da mãe, a amizade do namorado com o pai e o irmão,  o primeiro almoço na casa do namorado, a conversinha de neném quando se está apaixonada, os tipos estranhos, mais conhecidos hoje como malas, que vão surgindo e uma infinidade de outros acontecimentos  cômicos fazem parte do livro “Fala sério, amor”.

            Ao contrário de muitas amigas minhas, sempre adorei o momento de conhecer os pais dos meus namorados. Sou ótima com eles. Cativante, carismática, articulada, divertida, inteligente, irônica...e modesta, claro. Enfim, sou tudo o que os pais procuram numa namorada do filho. Pais e mães sempre me amam. Sempre!
Quero dizer... quase sempre.

Situações engraçadas também nos são relatadas quando Malu se lembra dos antigos professores em “Fala sério, professor”. O primeiro dia de aula na escola infantil, a foto na escola, com a presença indesejada da mãe, o passeio à Bienal do livro, a paixão pelo professor, a conversa fora de hora, as notas baixas, sem falar nos outros professores que passam pela vida da garota, o da academia, o da auto-escola, de teatro, de balé...
           
Ela não ia fazer uma pergunta! Ela já tinha feito uma pergunta!
Caraca! Fer-rou! Entrei em pânico. Naquele momento, eu tive certeza de que a morte era iminente, vi a minha vida inteira passar pela minha cabeça.
...
            - Petróleo! – bradei, de peito estufado.
            Segundo de silêncio. Segundos e mais segundos de gargalhadas gerais. Mais gargalhadas. Eu vermelhei da cabeça aos pés.
            - Petróleo, Maria de Lourdes? – chocou-se Lucinda. – Fala sério, Maria de Lourdes! Que mico, hein, Maria de Lourdes? – humilhou.

A leitura é despretensiosa, não tem nenhuma intenção de passar mensagens de otimismos, lições de vida ou valores morais nem qualquer outra coisa. Quando você estiver a fim de rir muito, é só pegar um dos livros e mergulhar no dia a dia desta adolescente “tão legal, tão fofinha, tão gente boa, tão limpinha...”, como ela mesma gosta de se caracterizar quando se envolve em alguma situação surreal, questionando-se Por quê?
Além dos dois que eu li, outros fazem parte da coleção: Fala sério, amiga; Fala sério, pai; Fala sério, mãe; Fala sério, filha. Não li todos ainda, mas com certeza, lerei assim que puder. E para terminar, eu super recomendo a leitura.

Espero que curtam as dicas. Beijos e boa leitura!


"Neste baú de memórias, Malu encontrou ótimas histórias para contar.  Diversão garantida para alunos, pais e, claro, professores."




2 comentários:

  1. Ois Adriana,

    Excelente comentário, aqui está um livro que deve valer bem a pena, até para esquecermos um pouco dos problemas que se passa nesse mundo e mesmo no nosso dia a dia, nada como uma leitura que nos proporcione bons momentos :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fiacha. Obrigada pelo comentário. Realmente são livros leves, divertidos, que nos fazem rir muito, pura descontração. Boas leituras a você também. Ah, visitei seu blog e gostei muito. Abraços.

      Excluir