senhor dos anéis

"Três Anéis para os Reis Elfos sob este céu;
Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores,
Nove para Homens Mortais, fadados ao eterno sono,
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam
Um Anel para todos governar. Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam."

Menu

sábado, 14 de novembro de 2015

O julgamento de Gabriel

O Julgamento de Gabriel

Livro: O julgamento de Gabriel
Autor Sylvain Reynard
Editora Arqueiro
384 páginas

Às vezes até o amor mais puro pode ter consequências devastadoras!

Este é o segundo livro da trilogia produzida por Sylvain Reynard. O primeiro é “O inferno de Gabriel”, já resenhado pela minha amiga Amanda, aqui no blog.

Aparentemente, Gabriel fez tudo certo ao consumar seu relacionamento com a sua amada e aluna Julianne somente quando deixou de ser seu professor, ao final do ano letivo. Ainda assim, o romance passou a ser ameaçado quando aconteceu a denúncia junto ao Comitê Disciplinar da Universidade.
Ambos ficam sabendo do problema quando voltam da viagem romântica que haviam feito à Itália, onde Gabriel ministrou uma palestra importante. Nesta ocasião, apresentou Julianne como sua fidanzata (noiva). Infelizmente para os dois, um antigo conhecido de Christa Peterson estava por lá e a moça acabou sabendo deste “noivado”.

Quando começam a ser investigados, a carreira acadêmica de ambos passa a correr risco. Julianne pode perder sua vaga em Harward e Gabriel pode perder seu emprego como professor de Pós Graduação, em literatura italiana, especificamente sobre Dante Alighieri. Na tentativa de solucionar o problema, Gabriel assume a responsabilidade toda para si, mas uma série de mal entendidos separa os dois namorados.

Julia mais uma vez se sente abandonada pelo seu amado, assim como aconteceu no pomar quando tinha seus 17 anos. A sensibilidade e o carinho de Paul serão essenciais para Julia passar por este momento.  E aí é que pode acontecer algo mais entre os dois e Julia deixar de vez o relacionamento conturbado com Gabriel. Será que Paul vai convencê-la a aceitar seu amor?

O caso de amor entre Gabriel e Julianne é uma bonita história, o cuidado que ele tem com ela chega a ser comovente. Mas confesso que acho um pouco entediante aqueles diálogos melosos entre os dois. A observação, claro, não serve para os momentos tórridos de erotismo, como quando eles se encontram grudados na parede do museu.

Outro ponto forte do livro é o caminho que Gabriel percorre para se redimir de seus erros passados. Gosto muito desses momentos de reflexão do personagem, principalmente pela forma como o autor insere sua mãe adotiva e a filha Maia na narrativa. Ficou surreal e, ao mesmo tempo, muito delicada a reconciliação consigo e com as duas pessoas importantes  que perdeu.

A parte cultural que o livro traz também é muito interessante: temos Botticelli já de cara na palestra, seguida de uma aula de literatura envolvendo a descrição de Beatriz, a musa de Dante.

“Embora ela dispense apresentações, permitam-me observar que Beatriz representa o amor cortês, a inspiração poética, a fé, a esperança e a caridade. Ela é o ideal de perfeição feminina ao mesmo tempo inteligente e compassiva, repleta do tipo de amor altruísta que só pode vir de Deus.”

Descrições como esta e outros trechos que mencionam a história de amor entre Beatriz e Dante, enquanto se desenvolve  a história de nossos protagonistas, são o ponto alto do livro, segundo a humilde opinião desta professora de literatura que assina a resenha. O autor traça o paralelo de Julianne como a própria Beatriz. As características de uma coincidem com as da outra. Assim como Gabriel é comparado a Dante.

A presença de Christa, neste segundo livro, é rápida, mas marcante. Assim como toda vilã, Christa Peterson apresenta uma personalidade complexa, pois embora tenha  nascido em berço de ouro,  tem um jeito todo peculiar de trocar sexo por objetos de valor, como uma cortesã, ainda com a vantagem de se entregar apenas a quem lhe interessa. O único que não a aceita é Gabriel e, é justamente por isso, que ela planeja sua vingança contra o casal. Para se aliar a ela, surge Paulina, que tenta de tudo para afastar os dois namorados e se reaproximar de Gabriel.

Devo dizer que, apesar de Julianne ser uma personagem um tanto imatura e  irritante, o livro é gostoso de ler. Trata-se daquelas leituras leves, cativantes, em que ficamos esperando o momento em que o casal vai se acertar. Indico para aquelas pessoas de personalidade romântica.


Até a próxima!


P.S. Curiosidades sobre o autor: 

Sobre o autor (2013)

 Quase nada foi divulgado sobre a verdadeira identidade do autor por trás do pseudônimo Sylvain Reynard. É canadense, já escreveu vários livros de não ficção e tem um profundo interesse pela arte e pela cultura renascentistas. Embora declare ser do gênero masculino, seus fãs têm uma forte suspeita de que, na verdade, S.R. seja uma mulher. Semifinalista do prêmio Goodreads Choice Awards de Melhor Autor em 2011 e 2012 e de Melhor Romance em 2011, 2012 e 2014, Reynard apoia diversas instituições de caridade e acredita que a literatura ajuda a explorar os vários aspectos da condição humana, como o sofrimento, o amor e a redenção. Sua trilogia O inferno de Gabriel já vendeu mais de 200 mil livros no Brasil. www.sylvainreynard.com 

7 comentários:

  1. Adriana, estou morrendo de curiosidade com esse livro, eu quero muito ler o Inferno de Gabriel e sua resenha só aumentou essa curiosidade. Amei a resenha, foi super bem escrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Beatriz. É sempre um prazer falar com você. O livro realmente vale a pena. Um beijo.

      Excluir
  2. Ois Adriana,

    Excelente comentário, fiquei com vontade de ler, embora não sei se esta publicado por cá, são livros que nos fazem ler coisas diferentes e neste caso como são leves ate sabe bem :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fiacha. Espero que esteja publicado aí. Beijos.

      Excluir
  3. Amo essa trilogia, já li três vezes e não me canso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que você gosta! Também gostei da experiência de ler a trilogia. Beijos.

      Excluir
  4. OMG, adorei estes livros :D esta colecção está espectacular! Tive que adicionar logo às minhas Crónicas de uma Leitora Compulsiva!

    ResponderExcluir